A Origem Do Catolicismo Romano

· 3 min read
A Origem Do Catolicismo Romano

Então, 2021 será o segundo ano consecutivo em que o Brasil  não terá, ao menos de modo ostensivo, a tradição das festividades com bandeirinhas coloridas. Doutora em História das Ciências da Saúde e autora do livro A Gripe Espanhola na Bahia, a historiadora Christiane Maria Cruz de Souza afirma que esse cancelamento não ocorreu nem na  epidemia de 100 anos atrás. Para ele, a evolução da festividade consiste no fato de que "toda aglomeração possibilita o incentivo ao comércio".

O Imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. O Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.  https://cutt.ly/PXQE7VF  a mesma ênfase na vocação da Igreja à universalidade, o catolicismo ortodoxo se distingue contudo do catolicismo romano por certas doutrinas e práticas que o cristianismo do Oriente considerou, no decurso dos séculos, mais próximas ao espírito dos cristãos primitivos.

Igreja Católica Brasileira


Qualquer que seja o nível de acurácia histórica desse palpite, o fato é que os primeiros cristãos (segundo Barker, conscientemente continuadores daquele hebraísmo popular) entenderam a crucificação de Jesus como o ato que a um só tempo concretizou, julgou e redimiu nosso ímpeto religioso natural. Em seus livros, a estudiosa apresenta a hipótese segundo a qual a autoimagem de Jesus e a maneira como os primeiros cristãos o compreenderam estavam diretamente enraizadas nas práticas e crenças que o hebraísmo antigo, a despeito da religiosidade hebraica oficial, desenvolveu em torno do Primeiro Templo de Jerusalém. Jesus foi entendido pelos primeiros cristãos como a pessoa em quem se cumpriu a promessa divina (por cuja realização esperavam os hebreus) de um profeta, sacerdote e rei que possibilitaria ao povo de Israel concretizar a sua vocação – a de ser o povo por intermédio do qual todas as nações poderiam conhecer a Deus. Tetrarquia no Império Romano (do grego tetra, por derivação de tétares, "quatro," e árchein, "governar") designa qualquer sistema de governo em que o poder esteja dividido entre quatro indivíduos, denominados "tetrarcas".

  • Por isso, os bispos passaram a referir-se ao tradicional catolicismo luso-brasileiro como manifestações de ignorância, superstição e fanatismo.
  • Para Sanchis , por exemplo, o sincretismo corresponde à capacidade criativa do ser humano.
  • Entre as emendas estava a que pretendia incluir na Constituição Brasileira o reconhecimento do catolicismo como a religião da maioria da população e a introdução do ensino religioso nas escolas públicas80.
  • As concepções sobre o Divino e sobre o Tempo sofreram profundas mudanças, seguindo-se as alterações dos tempos20.
  • No calendário gregoriano – adotado pela igreja latina e seguido pela maioria dos países –, a data é identificada com o dia 25 de dezembro.


Em vista das restrições levantadas pelo governo imperial para a aceitação de noviços a partir de 1855, as antigas ordens religiosas dos franciscanos, carmelitas e beneditinos se encontravam em situação precária. Em vista dessa situação, os teólogos passaram a questionar a autoridade papal e as doutrinas conciliares ganharam força. A partir de Sisto IV, eleito em 1471, os pontífices passaram a atuar mais como príncipes do que como sacerdotes e se comportavam como dinastas da Itália que, acidentalmente, eram também papas.


Semelhanças Entre Cristianismo E Judaísmo



Os católicos pregam a salvação dos pecados a partir  da crença em Jesus, encarnação de Deus feito homem.  homilia diária evangelho do dia  do protestantismo (religião que se separou do catolicismo), principalmente o de origem francesa calvinista, que vigorou durante os séculos XVI e XVII. A exploração a que é submetido o operariado aparece para o restante da sociedade burguesa como uma ameaça a seus mais sagrados valores (…). Impõe a partir daí, a “necessidade de controle social” da exploração da força de trabalho e o surgimento de uma regulação jurídica do mercado de trabalho através do Estado. O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária  para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.